Envelhecimento saudável: dicas de saúde e qualidade de vida na terceira idade
Qual é o segredo do envelhecimento saudável? Essa é uma pergunta que pode surgir na mente de homens e mulheres muito antes da terceira idade.
Isso porque, para alcançar a longevidade com maior bem-estar, é preciso adotar cuidados e bons hábitos ao longo de toda a vida.
O que significa longevidade?
Refere-se à quantidade de anos que uma pessoa vive, geralmente acima da média esperada para a sua época e população. O termo também pode ser usado para descrever a capacidade de viver por longos períodos com saúde e bem-estar.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2024), a expectativa de vida do brasileiro é de 76,6 anos, em média. Esse índice representa um aumento em relação aos anos anteriores.
O aumento da expectativa de vida brasileira pode ser associado a alguns fatores, como o acesso à informação e cuidados médicos preventivos, além da adesão a práticas que proporcionam um envelhecimento saudável, por exemplo.
Envelhecimento saudável: afinal, como viver mais?
Garantir um envelhecimento saudável é uma preocupação que deve se iniciar muito antes da terceira idade. Hábitos adquiridos ao longo da vida e cultivados na fase adulta refletem diretamente na nossa saúde, sejam eles positivos ou negativos.
Por isso, se você está se perguntando como envelhecer com mais bem-estar, a resposta é uma só: abandone hábitos que prejudicam a sua saúde e comece a cuidar do seu corpo e da sua mente.
6 Dicas de saúde e qualidade de vida na terceira idade
Você já sabe que o envelhecimento saudável é um processo que se inicia antes dos 60 anos — marco da terceira idade — e requer cuidados além da alimentação e atividades físicas. É preciso se atentar para manter a mente ativa e o corpo em movimento, prevenindo ou controlando doenças.
Listamos então 6 passos para ajudar você a colocá-las em prática:
- Tenha uma alimentação saudável e saborosa
A atenção à alimentação na terceira idade é fundamental, assim como em todas as fases da vida. Isso não significa que é necessário fazer inúmeras restrições ou seguir uma dieta rigorosa e “sem graça”.
Basta manter uma rotina alimentar balanceada, que contemple todas as refeições e que priorize sempre, opções saudáveis, frescas e feitas com cuidado.
Cuidar da alimentação do idoso acarreta inúmeros benefícios para o seu bem-estar em geral, por isso, vale a pena investir nesse cuidado.
- Mantenha o corpo ativo e forte
Manter-se ativo ou interromper o sedentarismo é essencial para envelhecer com saúde. Além de trazer uma sensação de bem-estar com a liberação de endorfina, a atividade física ajuda a fortalecer os ossos e músculos, que são os mais impactados pelo envelhecimento.
As práticas regulares também auxiliam na manutenção do equilíbrio, o que ajuda a evitar uma das situações mais temidas no público idoso; as quedas. A ocorrência de insônia também é muito frequente na população idosa, a qual pode ser bem controlada com os exercícios físicos, pois propiciam melhoria na qualidade do sono.
- Cuide da hidratação e do sono
Beber água e dormir bem são dois hábitos que podem ser menosprezados em alguns momentos, mas que são fundamentais para toda a vida — e também proporcionam um envelhecimento mais saudável.
A hidratação ajuda na manutenção das funções do organismo, por isso, é recomendado que idosos bebam uma média de 1,5 a 2 litros de água por dia, desde que não tenham tenha restrições médicas específicas, como problemas renais ou cardíacos, onde o consumo de líquidos pode ser controlado. (Fonte: World Health Organization (WHO): “Guidelines on Fluid Intake for the Elderly”)
Já uma boa noite de sono dá mais disposição, força e bom humor no dia seguinte. Sendo assim, é preciso estimular o descanso e proporcionar um local tranquilo, arejado, escuro e confortável para esse momento.
- Estimule o seu cérebro
A terceira idade muitas vezes vem acompanhada da aposentadoria. A falta de uma rotina de trabalho, entretanto, não precisa — e nem deve — significar o ócio completo.
Mesmo com tempo livre, é preciso manter a mente ativa e em exercício para envelhecer com saúde, reduzindo as chances de desenvolver sintomas de demência e outros diagnósticos associados.
Vale aprender um novo hobbie, ler, escrever, fazer palavras-cruzadas, ou quem sabe, iniciar os estudos de um novo idioma? A criatividade é quem manda!
⭢ 10 hobbies para incluir na rotina e exercitar o autocuidado
- Diversifique o convívio social
Em qualquer faixa etária, o convívio social é muito importante para a saúde mental. Obviamente, em tempos de pandemia, a socialização se tornou limitada, o que levou à adaptação aos meios digitais.
Além do contato com familiares e parentes, busque conhecer e manter os laços com amigos da mesma idade, que podem compartilhar vivências parecidas com as suas.
Uma boa opção é pertencer a grupos de atividades e oficinas especialmente desenvolvidas para este público. A Unimed-BH divulga iniciativas oportunas para interagir com pessoas interessadas em hábitos saudáveis, acompanhe o Viver Bem e fique por dentro.
⭢ Vida social: o segredo por trás da diversidade nas suas relações
- Invista em sua saúde
Consultas preventivas, exames e vacinas específicas para idosos são três rotinas que devem fazer parte de um envelhecimento saudável. Acompanhe o calendário de vacinação e campanhas amplamente difundidas como a vacina da gripe, por exemplo.